Na manhã da última sexta-feira, 4, o Campus Uruçuí do Instituto Federal do Piauí promoveu o “I Workshop em Ciência do Solo”, com o intuito de destacar as múltiplas funções e a importância da utilização racional e da conservação deste importante recurso natural, dentro das diferentes escalas de exploração agrícola predominantes na zona de abrangência geográfica do Campus Uruçuí.
A atividade se insere nas comemorações do “Ano Internacional dos Solos”, decretado em 2015 pela ONU, como forma de mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. Especificamente, o dia “5 de dezembro” foi proposto pela União Internacional de Ciência do Solo e endossado pela própria ONU como o “Dia Mundial do Solo” para ser uma referência na agenda ambiental dos povos.
O evento reuniu a comunidade acadêmica local, produtores rurais, discentes e docentes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí e de escolas da rede municipal de ensino.
Na abertura, os estudantes do curso técnico em Agropecuária realizaram uma apresentação artística/ cultural/ musical abordando a temática do evento. Em seguida, o ciclo de palestras foi iniciado pelo prof. dr. Petronio Donato, da Universidade Estadual do Piauí, que abordou o tema “Garantindo solos saudáveis para um mundo seguro em alimentos no cerrado piauiense”.
Já os produtores rurais Emílio Michalchechen, do Sítio Piapar em Uruçuí, e. Paulo Dalto Neto, da Fazenda Chapada do Céu em Sebastião Leal, fizeram relatos de experiências, enfatizando os aspectos inerentes aos usos e às estratégias de manejos dos solos, na agricultura familiar e em larga escala, respectivamente. Um debate entre os palestrantes e a plateia concluiu o ciclo de palestras.
Dando continuidade às atividades os participantes se deslocaram para o hall do auditório do Campus, onde visitaram uma exposição científica organizada pelos estudantes e professores dos cursos técnicos em Agropecuária e em Agronegócio, composta por uma série de experiências práticas que abordavam didaticamente os mais diversificados e relevantes aspectos intrínsecos às ciências dos solos.
O Workshop foi encerrado com as premiações das equipes que apresentaram os melhores desempenhos na exposição científica.
“Atividades extracurriculares dessa natureza complementam a formação técnica e estabelecem vínculos com os profissionais que já se encontram inseridos na área agronômica local”, explicou o professor Alexandre Reuber.
Comentários
Postar um comentário